Aceitamos todos os cartões

PLANTÃO 24HS - RIO E GRANDE RIO

Dedetização de Cupins Subterrâneos

 

Efetuar uma descupinização é essencial visto que estes seres são altamente destrutivos e prejudiciais aos imóveis.

Impedir a presença de cupins subterrâneos é indispensável para que estes não se espalhem de forma descontrolada.

Conhecidos dessa forma por conta da construção de seus ninhos nos solos, estes cupins também invadem vãos estruturais. Isso faz com que obstáculos estruturais como vãos de paredes, caixões e outras, sejam atacadas por esses.

Um dos sinais mais comuns que são deixados pelos cupins subterrâneos, são os caminhos que fazem nas superfícies. O que os torna mais perigosos que os cupins de madeira seca é a capacidade de expansão ilimitada.

Desde que tenham saliva, terra e saliva, os cupins subterrâneos conseguem construir seus túneis e se proteger. Por meio da união desses materiais, mantém seus túneis longe de predadores, falta de água e outros problemas. Tendo em vista que os operários dessa espécie são aptos a sair dos cupinzeiros em busca de alimento, podem se manter num local por tempo indeterminado.

Dedetização de Cupins Subterrâneos

Classificação
Ordem: Isoptera
Família: Rhinotermitidae
Gênero: Coptotermes
Espécie: Coptotermes havilandi (Holmgren, 1911)

Dentre as espécies de cupins subterrâneos, essa é a que ficou conhecida por causar maiores prejuízos no meio urbano. Sua ação causa impactos anuais na economia do Brasil.

Todavia, há outras 45 espécies espalhadas pelo mundo que causam danos em diferentes locais do mundo. Enquanto o Coptotermes havilandi atua na América do Sul, nos Estados Unidos é o Coptotermes formosanus que é temido.

Assim como grande parte das pragas, essa espécie foi introduzida nos locais por meio do transporte feito em navios.

Descrição do Cupim Subterrâneo

Devido aos comportamentos sociais dos cupins cada um deles possui diferenças nas funções e características biologias. O soldado tem uma cabeça mais avantajada, necessária para sustentar as mandíbulas na defesa da colônia.

Já a rainha dos cupins subterrâneos coloca cerca de 1000 ovos por dia e possui um abdome fisiogátrico.

Enquanto isso os operários são responsáveis pela construção dos túneis e obtenção de alimentos para todos indivíduos.

Os tamanhos desses seres chegam a até 2cm e conseguem viver até 5 anos no caso dos operários e 15 anos para a rainha. Seus ninhos criados são volumosos e são encontrados em ambientes como: porões, caixões, paredes e lajes duplas, frestas em construções, poços de elevadores, caixas de eletricidade e outros. Apesar do nome, esses seres não precisam estar em contato com o solo, desde que tenham acesso à fontes de água.

Dedetização de Cupins Subterrâneos

Estes cupins são tão vorazes que chegam a fazer 30 a 50 metros de galerias à procura de alimento.

Além disso, também apresentam um comportamento ávido por espaços vazios, o que facilita a infestação de grandes construções ou instalações. O crescimento dos ninhos dessa espécie ocorre de maneira muito mais rápida que espécies com o a de madeira seca.

Por apresentarem colônia muito grande, as revoadas dos C. havilandi são de grande porte, envolvendo centenas de indivíduos. Ocorre normalmente entre as 17 e 20 horas, no início da primavera, quando a umidade favorece (pode no entanto revoar mais tarde). Este período favorável para revoadas, em São Paulo e Rio de Janeiro, se estende de agosto a dezembro.

Dedetizadora no Rio de Janeiro

PLANTÃO 24HS - RIO E GRANDE RIO

Aceitamos todos os cartões

 

© AG Inset Dedetizadora LTDA
CNPJ: 08.717.009/0001-20